segunda-feira, 5 de abril de 2010

Pre - Historia -- RESUMO --

  PRE - HISTORIA 

 IDADE DA PEDRA

A Idade da Pedra é o primeiro periodo da Pre historia que vai do surgimento do homem ate a descoberta e utilizaçao dos metais.
Esse periodo é dividido em Paleolitico e Neolitico.


PALEOLITICO- Nesse periodo houveram diversas glaciaçoes o que forçou o homem a viver em cavernas e a inventar o fogo, que foi um fator crucial para se aquecer e espantar os animais selvagens.
A vida humana era em sociedade pois viviam em grandes grupos. Os homens eram reaponsaveis pela caça e pesca e as mulheres eram responsaveis pela coleta, cuidados e educaçao dos filhos.
Uma caracteristica deste periodo foi a utilizaçao de instrumentos de pedra lascada, o que facilitou a caça principalmente.
Ja existia um lado espiritual no homem pois eles enterravam seus mortos, mas tudo baseado nas forças da natureza.
A comunicaçao era pouco desenvolvida vocalmente mas a principal caracteristica comunicativa era a pintura rupestre que era exercida principalmente em cavernas retratando fatos do cotidiano, nao eram muito explicativos nem traziam textos consigo ja que nao haviam desenvolvido ainda a escrita.
Ja no final desse periodo houveram varias mudanças como:

*Aquecimento terrestre
*Aumento do nivel do mar
*Formam-se desertos, rios e florestas
*Os grandes animais desaparecem e surgem os atuais
*O homem aprende a agricultura
*O ser humano começa a domesticaçao de animais
*Grande crescimento populacional humano
*Povos trabalhando em sistema cooperativo
*Invençao da ceramica

Essas transformaçoes ficaram conhecidas para alguns como Revoluçao Neolitica e para outros foi um periodo intermediario chamado Mesolitico, sabe-se ao certo que durou cerca de 10000 anos e antecede o periodo neolitico.



NEOLITICO- Apos as mudanças da revoluçao neolitica o periodo neolitico começou com um clima bom e de facil adaptaçao humana. Porem a caça, a pesca e a coleta se tornaram cada vez mais incapazes de suprir a necessidades da populaçao que crescia constantemente.
A necessidade de produzir alimentos em grande escala fez com que a agricultura e a domesticaçao de animais se desenvolvessem e se tornassem fundamentais para poderem manter todos alimentados.
Mas nao tem como sabercomo vai ser a colheita e com isso muitas vezes sobravam alimentos que para nao estragarem eram trocados com tribos vizinhas em troca do que lhes faltava.
Conforme o tempo algumas pessoas foram se destacando tornando-se lideres e criando um Estado, e cabia a esse Estado saber com quem e pelo que os excedentes seriam trocados.
Com todas essas vantagens o homem deixou de ser nomade para se tornar sedentario e assim teve tempo para desenvolver outras atividades como o artesanato e a vida religiosa.
No artesanato, criaram vasos e objetos de ceramica alem de fabricarem roupas e acessorios para diversas funçoes.
Ja na vida religiosa criaram imensos monumentos para homenagear seus deuses que eram considerados os donos do mundo e de tudo o que acontecia na natureza e tambem construiram imensas construçoes e tumulos para homenagear seus mortos.
Aqui termina o que chamamos de Idade da Pedra, a seguir vemos a Idade dos Metais que se inicia com a invençao da tecnica de fundiçao entre o periodo neolitico e o primeiro periodo da Idade dos Metais a Idade do Cobre.

 

 IDADE DOS METAIS

A Idade dos Metais vai da invenaço da tecnica de fundiaçao ate a invençao da escrita. Esse periodo é dividido em I. do Cobre, I. do Bronze e I. do Ferro.

IDADE DO COBRE-Assistimos no final do periodo neolitico, um grande dsenvolvimento cultural, social e tecnologico, no Calcolitico nao é diferente.
 O mundo esta agora fragmentado, em sentido de cultura, cada lugar com seus habitos, costumes e deuses.
No sentido social agora ha uma verdadeira teia de classes sociais, e diversos tipos de trabalho.
No sentido tecnologico as inovaçoes foram:

*Animais como traçao e transporte
*Roda
*METALURGIA- utilizando a tecnica de fundiçao para manipulaçao e uniao de metais, gerando uma revoluçao nas ferramentas e nas armas de guerra.

Com todo esse desenvolvimento as aldeias viram povoados e esses mesmos evoluiram para reinos.
Os maiores conquistaram os menores assim travando uma grande quantidade de guerras acompanhadas do desenvolvimento e da riqueza.

 IDADE DO BRONZEEsse periodo foi marcado pelo desenvolvimento do bronze, que é a mistura do cobre e do estanho
O bronze foi utilizado em todo o mundo porem em datas diferentes veja:

 


*Na Asia Central começou a ser usado em 2000 a.c
*Na China na Dinastia Shang
*No mar Egeu estabeleceu um grande e forte comercio que desenvolveu a navegaçao e fez nascer novos imperios como o minoico que mais tarde foi substituido pelo micenico.


Data-se desse periodo o ritual de queimar os mortos, e tambem o crescimento do comercio princimpalmente de joias e armas.


IDADE DO FERRO- Nesse periodo o bronze começou a ser substituido pelo ferro, que era mais resistente porem de mais dificil de achalo, extrai-lo e forjalo a altas temperaturas.
A cultura do ferro começou a se desenvolver quando o imperio romano  começou a tomar a Europa Celta que dominava essa tecnica.
Isso fez com que ela se expandisse a ponto de ser usada em todo o mundo graduativamente.
Esses fatos marcaram o fim da Pre- Historia. O homem agora civilizado tem agora o poder de colocar seus pensamentos a pratica e guardalos para os descendentes ja que data-se dessa epoca a invençao da escrita pelos mesopotamicos e Egipcios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário