segunda-feira, 5 de abril de 2010

Guerra Fria

No final da 2° Guerra Mundial os paises aliados se reuniram para discutir o futuro mundial na chamada Conferência de Yalta, para discutir o futuro do cenario-politico pos guerra então logo surgem as duas maiores potencias mundiais declaradas do lado socialista encontrasse a União das Republicas Socialistas Soviéticas e do lado capitalista os Estados Unidos da América.
As duas potencias eram extremamente diferentes em seus planos políticos, militares, sociais e econômicos e isso gerou uma serie de rivalidades em todos esses sentidos.
A partir daí as duas potencias tentaram impor ao resto do mundo seus sistemas econômicos, de todas as maneiras, um exemplo foi a chamada "cortina de ferro". Os americanos tinham se aliado a vários paises europeus em contrapartida a URSS criou a chamada 'cortina de ferro' que era nada mais que um bloqueio econômico aos paises que não estavam aliados a URSS.
O nome Guerra Fria vem decorrente a guerra ser somente ideológica, política e social não chegando a haver um conflito militar declarado, porem os dois paises se envolveram em guerra apoiando sempre lados diferentes como a Guerra da Coréia entre Coréia do sul e do norte e Guerra do Vietnã entre Vietnã do sul e do norte.
Outro fato que assustava o resto do mundo foram as disputas de certa forma de propaganda de intimidação, as corridas armamentista e espacial. Assim mostrando que estavam bem armados e bem equipados tecnologicamente tentavam intimidar o pais concorrente.A idéia que haveria a terceira grande guerra estava presente a cada momento em todos os paises isso também influenciava nas decisões políticas dos paises que apoiavam tanto o capitalismo quanto o socialismo.
Vemos nesse período que a disputa é tão grande que a Alemanha que antes fora tomada pelos aliados apos a segunda guerra se via dividida em Alemanha Ocidental- ( capitalista ) e Alemanha Oriental ( socialista ) uma barreira construída em meio a cidade de Berlim, conhecida como muro de Berlim.
Nesse período foi declarado que o mundo não obedeceria a mais nenhum sistema econômico senão a bipolaridade trazido pelo capitalismo e socialismo. Assim cada lado formou alianças, os EUA e seus aliados formaram a OTAN ( Organização do Tratado do Atlântico Norte ) e a URSS firmou com seus aliados o Tratado de Varsóvia.
A Guerra Fria acabou quando por volta dos anos 80 a URSS começou a dar os primeiros sinais de colapso econômico e político. Em 1889 é derrubado o muro de Berlim terminado simbolicamente a Guerra Fria.
A partir de 1990 Gorbatchev então presidente da URSS começou a acelerar o processo de abandono ao socialismo do pais e de seus aliados e com alguns ajustes e planos abandonou de certa forma o puro socialismo, ao mesmo tempo o então vitorioso capitalismo começa a tomar conta dos paises antes socialistas na Europa e no mundo.
Esse é o fim da maior guerra ideológica da historia que contou com vários personagens e uma reviravolta no mundo econômico da época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário