segunda-feira, 5 de abril de 2010

Plano Marshall -- Plano de reconstruçao a Europa pos 2° guerra

O plano Marshall foi o projeto desenvolvido pelos Estados Unidos para ajudar financeiramente os paises europeus que estavam na época arrasados depois da segunda guerra mundial.
A Europa pós-guerra era praticamente sem produção agrícola, e também sem dinheiro para comprar matéria prima americana para começar a reproduzir, mas esse não foi o principal motivo para a ajuda estadunidense as razões foram:

*A Europa era o centro do mercado estadunidense, e se a Europa nao mantivesse esse mercado os EUA entrariam em uma grave crise econômica.
*Se a Europa não tivesse a ajuda do plano Marshall haveria a oportunidade de apelarem para um plano comunista o que preocupava muito os americanos.
*Com o plano Marshall os EUA acabaria com a influencia exercida pela URSS na Europa.

O plano foi anunciado em 1 de junho de 1947, assim todos os paises europeus foram convocados para uma reunião para decidir o futuro das nações inclusive a URSS e outras comunistas.
A URSS negando-se a colaborar com as idéias capitalistas a longo prazo americanas se retiraram da reunião e se aliou a outros paises da costa leste com um plano diferente.
O plano no total ajudou em 13 bilhões os europeus que destinaram mais da metade deste dinheiro de volta ao americanos por causa das compras de bens importados de lá. O dinheiro que sobrou foi em sua maioria destinado aos paises potenciais como para a França, Reino Unido, Itália, e Alemanha Ocidental.
Porem depois de 1949 outro fator influenciou como gastar esse dinheiro, A Guerra Fria. Assim os paises investiram militarmente desperdiçando seu dinheiro ao invés de gastar em algo mais produtivo.
Ao final de tudo notasse que o plano Marshall cumpriu seus objetivos a longo prazo em 1952 quando foi finalizado metas como a Europa Ocidental afastada do comunismo, aumento da produção industrial ( que logo apos o plano ficou 35% maior em relação ao período anterior a guerra ) e a Alemanha Ocidental liberta e recuperada economicamente foram cumpridas assim trazendo de volta uma certa segurança econômica a Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário