segunda-feira, 5 de abril de 2010

Crise de 1929


Foi a maior crise enfrentada pelo capitalismo caracterizada por uma super produção monopolizada das grandes empresas, falências das pequenas empresas, desemprego, pobreza da população.
Iniciou nos EUA e se espalhou pelo mundo porque naquele momento histórico a economia capitalista girava em torno da economia norte americana, devido a supremacia dos EUA e o declínio da Europa em virtude da 1 guerra.

Causas

Estrutural: foi o próprio capitalismo dos EUA ter sido monopolista e concentrador de renda: O estado liberal (governo) permitiu que as empresas formassem um monopólio desprotegeu as pequenas empresas levando-as a falência.
Imediata: foi a insistência dos empresários dos EUA em produzir bastante como no período de guerra, porem após o conflito os europeus reorganizaram suas economias, diminuindo as compras de produtos americanos.

Conseqüências

Para o mundo

-Declínio do liberalismo econômico pois as sociedades passaram a exigir um estado interventor e que governasse com intuito do bem estar social
- Empobrecimento da população em geral
- Fortalecimento dos partidos socialistas

Para o Brasil

economia : a crise de 29 arruinou a economia brasileira pois os EUA  e a Europa em crise diminuíram acentuadamente as importações de café brasileiro. Sem vender café ouve um desemprego, pois as lavouras pararam de plantar.
Alem disso a diminuição nas exportações de café ocasionou a falta de dólares para importar produtos industrializados.  A saída foi criar bases para o desenvolvimento industrial , para o Brasil produzir seus próprios produtos.
Portanto a crise de 29 deu impulso a industrialização no Brasil.

política : revolução de 1930- foi um golpe de estado articulado por latifundiários do sul e do nordeste com o apoio de minas gerais, que havia se desentendido com São Paulo,pondo fim a política do ‘café com leite’.
A partir daí há uma mudança na classe de governantes, pois os latifundiários deixam o poder vindo a assumi-lo pecuaristas e industriais representados na pessoa de Getulio Vargas. É o fim da republica velha e o inicio da Era Vargas ( 1930-1945 ). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário