segunda-feira, 5 de abril de 2010

A Guerra Fria

  No final da 2° Guerra Mundial os paises aliados se reuniram para discutir o fututo mundial na chamada Conferência de Yalta, paradiscutir o futuro do cenario-politico pos guerra entao logo surgem as duas maiores potencias mundiais declaradas do lado socialista encontrasse a Uniao das Republicas Socialistas Sovieticas e do lado capitalista os Estados Unidos da America.
  As duas potencias eram extremamente diferentes em seus planos politicos, militares, sociais e economicos e isso gerou uma serie de rivalidades em todos esses sentidos.
  A apartir daí as duas potencias tentaram impor ao resto do mundo seus sistemas economicos, de todas as maneiras, um exemplo foi a chamada "cortina de ferro". Os americanos tinham se aliado a varios paises europeus em contrapartida a URSS criou a chamda 'cortina de ferro' que era nada mais que um bloqueio economico aos paises que nao estavam alaidos a URSS.
  O nome Guerra Fria vem decorrente a guerra ser somente ideologica, politica e social nao chegando a haver um conflito militar declarado, porem os dois paises se envolveram em guerra apoiando sempre lados diferentes como a Guerra da Coreia entre Coreia do sul e do norte e Guerra do Vietna entre Vietna do sul e do norte.
  Outro fato que assustava o resto do mundo foram as disputas de crta forma de propaganda de intimidaçao, as corridas armamentista e espacial. Assim mostrando que estavam bem armados e bem equipados tecnologicamente tentavam intimidar o pais concorrente.A inpressao que haveria a terceira grande guerra estava presente a cada momento em todos os paises isso tambem influenciava nas decisoes politicas dos paises que apoiavam tanto o capitalismo quanto o socialismo.
  Vemos nesse periodo que a disputa é tao grande que a Alemanha que antes fora tomada pelos aliados apos a segunda guerra se via dividida em Alemanha Ocidental- ( capitalista ) e Alemanha Oriental ( socialista ) uma barreira contruida em meio a cidade de Berlim, conhecida como muro de Berlim.
 Nesse periodo foi declarado que o mundo nao obedeceria a mais nenhum sistema economico senao ao bipolarismo trazido pelo capitalismo e socialismo. Assim cada lado formou alianaçs os EUA e seus aliados formaram a OTAN ( Oranizaçao do Tratado do Atlantico Norte ) e a URSS firmou com seus aliados o Tratado de Varsovia.
  A Guerra Fria acabou quando por volta dos anos 80 a URSS começou a dar os primeiros sinais de colapso economico e politico. Em 1889 é derrubado o muro de Berlim terminado simbolicamente a Guerra Fria.
  Apartir de 1990  Gorbachev entao presidente da URSS começou a acelerar o processo de abandono ao socialismo do pais e de seus aliados e com alguns ajustes e planos abandonou de certa forma o puro socialismo, ao mesmo tempo o entao vitorioso capitalismo começa a tomar conta dos paises antes socialistas na europa e no mundo.
  Esse é o fim da maior guerra ideologica da historia que contou com varios personagens e uma reviravolta no mundo economico da epoca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário