segunda-feira, 5 de abril de 2010

Guerra Fria

No final da 2° Guerra Mundial os paises aliados se reuniram para discutir o futuro mundial na chamada Conferência de Yalta, para discutir o futuro do cenario-politico pos guerra então logo surgem as duas maiores potencias mundiais declaradas do lado socialista encontrasse a União das Republicas Socialistas Soviéticas e do lado capitalista os Estados Unidos da América.
As duas potencias eram extremamente diferentes em seus planos políticos, militares, sociais e econômicos e isso gerou uma serie de rivalidades em todos esses sentidos.
A partir daí as duas potencias tentaram impor ao resto do mundo seus sistemas econômicos, de todas as maneiras, um exemplo foi a chamada "cortina de ferro". Os americanos tinham se aliado a vários paises europeus em contrapartida a URSS criou a chamada 'cortina de ferro' que era nada mais que um bloqueio econômico aos paises que não estavam aliados a URSS.
O nome Guerra Fria vem decorrente a guerra ser somente ideológica, política e social não chegando a haver um conflito militar declarado, porem os dois paises se envolveram em guerra apoiando sempre lados diferentes como a Guerra da Coréia entre Coréia do sul e do norte e Guerra do Vietnã entre Vietnã do sul e do norte.
Outro fato que assustava o resto do mundo foram as disputas de certa forma de propaganda de intimidação, as corridas armamentista e espacial. Assim mostrando que estavam bem armados e bem equipados tecnologicamente tentavam intimidar o pais concorrente.A idéia que haveria a terceira grande guerra estava presente a cada momento em todos os paises isso também influenciava nas decisões políticas dos paises que apoiavam tanto o capitalismo quanto o socialismo.
Vemos nesse período que a disputa é tão grande que a Alemanha que antes fora tomada pelos aliados apos a segunda guerra se via dividida em Alemanha Ocidental- ( capitalista ) e Alemanha Oriental ( socialista ) uma barreira construída em meio a cidade de Berlim, conhecida como muro de Berlim.
Nesse período foi declarado que o mundo não obedeceria a mais nenhum sistema econômico senão a bipolaridade trazido pelo capitalismo e socialismo. Assim cada lado formou alianças, os EUA e seus aliados formaram a OTAN ( Organização do Tratado do Atlântico Norte ) e a URSS firmou com seus aliados o Tratado de Varsóvia.
A Guerra Fria acabou quando por volta dos anos 80 a URSS começou a dar os primeiros sinais de colapso econômico e político. Em 1889 é derrubado o muro de Berlim terminado simbolicamente a Guerra Fria.
A partir de 1990 Gorbatchev então presidente da URSS começou a acelerar o processo de abandono ao socialismo do pais e de seus aliados e com alguns ajustes e planos abandonou de certa forma o puro socialismo, ao mesmo tempo o então vitorioso capitalismo começa a tomar conta dos paises antes socialistas na Europa e no mundo.
Esse é o fim da maior guerra ideológica da historia que contou com vários personagens e uma reviravolta no mundo econômico da época.

A Guerra Fria

  No final da 2° Guerra Mundial os paises aliados se reuniram para discutir o fututo mundial na chamada Conferência de Yalta, paradiscutir o futuro do cenario-politico pos guerra entao logo surgem as duas maiores potencias mundiais declaradas do lado socialista encontrasse a Uniao das Republicas Socialistas Sovieticas e do lado capitalista os Estados Unidos da America.
  As duas potencias eram extremamente diferentes em seus planos politicos, militares, sociais e economicos e isso gerou uma serie de rivalidades em todos esses sentidos.
  A apartir daí as duas potencias tentaram impor ao resto do mundo seus sistemas economicos, de todas as maneiras, um exemplo foi a chamada "cortina de ferro". Os americanos tinham se aliado a varios paises europeus em contrapartida a URSS criou a chamda 'cortina de ferro' que era nada mais que um bloqueio economico aos paises que nao estavam alaidos a URSS.
  O nome Guerra Fria vem decorrente a guerra ser somente ideologica, politica e social nao chegando a haver um conflito militar declarado, porem os dois paises se envolveram em guerra apoiando sempre lados diferentes como a Guerra da Coreia entre Coreia do sul e do norte e Guerra do Vietna entre Vietna do sul e do norte.
  Outro fato que assustava o resto do mundo foram as disputas de crta forma de propaganda de intimidaçao, as corridas armamentista e espacial. Assim mostrando que estavam bem armados e bem equipados tecnologicamente tentavam intimidar o pais concorrente.A inpressao que haveria a terceira grande guerra estava presente a cada momento em todos os paises isso tambem influenciava nas decisoes politicas dos paises que apoiavam tanto o capitalismo quanto o socialismo.
  Vemos nesse periodo que a disputa é tao grande que a Alemanha que antes fora tomada pelos aliados apos a segunda guerra se via dividida em Alemanha Ocidental- ( capitalista ) e Alemanha Oriental ( socialista ) uma barreira contruida em meio a cidade de Berlim, conhecida como muro de Berlim.
 Nesse periodo foi declarado que o mundo nao obedeceria a mais nenhum sistema economico senao ao bipolarismo trazido pelo capitalismo e socialismo. Assim cada lado formou alianaçs os EUA e seus aliados formaram a OTAN ( Oranizaçao do Tratado do Atlantico Norte ) e a URSS firmou com seus aliados o Tratado de Varsovia.
  A Guerra Fria acabou quando por volta dos anos 80 a URSS começou a dar os primeiros sinais de colapso economico e politico. Em 1889 é derrubado o muro de Berlim terminado simbolicamente a Guerra Fria.
  Apartir de 1990  Gorbachev entao presidente da URSS começou a acelerar o processo de abandono ao socialismo do pais e de seus aliados e com alguns ajustes e planos abandonou de certa forma o puro socialismo, ao mesmo tempo o entao vitorioso capitalismo começa a tomar conta dos paises antes socialistas na europa e no mundo.
  Esse é o fim da maior guerra ideologica da historia que contou com varios personagens e uma reviravolta no mundo economico da epoca.

Plano Marshall -- Plano de reconstruçao a Europa pos 2° guerra

O plano Marshall foi o projeto desenvolvido pelos Estados Unidos para ajudar financeiramente os paises europeus que estavam na época arrasados depois da segunda guerra mundial.
A Europa pós-guerra era praticamente sem produção agrícola, e também sem dinheiro para comprar matéria prima americana para começar a reproduzir, mas esse não foi o principal motivo para a ajuda estadunidense as razões foram:

*A Europa era o centro do mercado estadunidense, e se a Europa nao mantivesse esse mercado os EUA entrariam em uma grave crise econômica.
*Se a Europa não tivesse a ajuda do plano Marshall haveria a oportunidade de apelarem para um plano comunista o que preocupava muito os americanos.
*Com o plano Marshall os EUA acabaria com a influencia exercida pela URSS na Europa.

O plano foi anunciado em 1 de junho de 1947, assim todos os paises europeus foram convocados para uma reunião para decidir o futuro das nações inclusive a URSS e outras comunistas.
A URSS negando-se a colaborar com as idéias capitalistas a longo prazo americanas se retiraram da reunião e se aliou a outros paises da costa leste com um plano diferente.
O plano no total ajudou em 13 bilhões os europeus que destinaram mais da metade deste dinheiro de volta ao americanos por causa das compras de bens importados de lá. O dinheiro que sobrou foi em sua maioria destinado aos paises potenciais como para a França, Reino Unido, Itália, e Alemanha Ocidental.
Porem depois de 1949 outro fator influenciou como gastar esse dinheiro, A Guerra Fria. Assim os paises investiram militarmente desperdiçando seu dinheiro ao invés de gastar em algo mais produtivo.
Ao final de tudo notasse que o plano Marshall cumpriu seus objetivos a longo prazo em 1952 quando foi finalizado metas como a Europa Ocidental afastada do comunismo, aumento da produção industrial ( que logo apos o plano ficou 35% maior em relação ao período anterior a guerra ) e a Alemanha Ocidental liberta e recuperada economicamente foram cumpridas assim trazendo de volta uma certa segurança econômica a Europa.

Crise de 1929


Foi a maior crise enfrentada pelo capitalismo caracterizada por uma super produção monopolizada das grandes empresas, falências das pequenas empresas, desemprego, pobreza da população.
Iniciou nos EUA e se espalhou pelo mundo porque naquele momento histórico a economia capitalista girava em torno da economia norte americana, devido a supremacia dos EUA e o declínio da Europa em virtude da 1 guerra.

Causas

Estrutural: foi o próprio capitalismo dos EUA ter sido monopolista e concentrador de renda: O estado liberal (governo) permitiu que as empresas formassem um monopólio desprotegeu as pequenas empresas levando-as a falência.
Imediata: foi a insistência dos empresários dos EUA em produzir bastante como no período de guerra, porem após o conflito os europeus reorganizaram suas economias, diminuindo as compras de produtos americanos.

Conseqüências

Para o mundo

-Declínio do liberalismo econômico pois as sociedades passaram a exigir um estado interventor e que governasse com intuito do bem estar social
- Empobrecimento da população em geral
- Fortalecimento dos partidos socialistas

Para o Brasil

economia : a crise de 29 arruinou a economia brasileira pois os EUA  e a Europa em crise diminuíram acentuadamente as importações de café brasileiro. Sem vender café ouve um desemprego, pois as lavouras pararam de plantar.
Alem disso a diminuição nas exportações de café ocasionou a falta de dólares para importar produtos industrializados.  A saída foi criar bases para o desenvolvimento industrial , para o Brasil produzir seus próprios produtos.
Portanto a crise de 29 deu impulso a industrialização no Brasil.

política : revolução de 1930- foi um golpe de estado articulado por latifundiários do sul e do nordeste com o apoio de minas gerais, que havia se desentendido com São Paulo,pondo fim a política do ‘café com leite’.
A partir daí há uma mudança na classe de governantes, pois os latifundiários deixam o poder vindo a assumi-lo pecuaristas e industriais representados na pessoa de Getulio Vargas. É o fim da republica velha e o inicio da Era Vargas ( 1930-1945 ). 

Pre - Historia -- RESUMO --

  PRE - HISTORIA 

 IDADE DA PEDRA

A Idade da Pedra é o primeiro periodo da Pre historia que vai do surgimento do homem ate a descoberta e utilizaçao dos metais.
Esse periodo é dividido em Paleolitico e Neolitico.


PALEOLITICO- Nesse periodo houveram diversas glaciaçoes o que forçou o homem a viver em cavernas e a inventar o fogo, que foi um fator crucial para se aquecer e espantar os animais selvagens.
A vida humana era em sociedade pois viviam em grandes grupos. Os homens eram reaponsaveis pela caça e pesca e as mulheres eram responsaveis pela coleta, cuidados e educaçao dos filhos.
Uma caracteristica deste periodo foi a utilizaçao de instrumentos de pedra lascada, o que facilitou a caça principalmente.
Ja existia um lado espiritual no homem pois eles enterravam seus mortos, mas tudo baseado nas forças da natureza.
A comunicaçao era pouco desenvolvida vocalmente mas a principal caracteristica comunicativa era a pintura rupestre que era exercida principalmente em cavernas retratando fatos do cotidiano, nao eram muito explicativos nem traziam textos consigo ja que nao haviam desenvolvido ainda a escrita.
Ja no final desse periodo houveram varias mudanças como:

*Aquecimento terrestre
*Aumento do nivel do mar
*Formam-se desertos, rios e florestas
*Os grandes animais desaparecem e surgem os atuais
*O homem aprende a agricultura
*O ser humano começa a domesticaçao de animais
*Grande crescimento populacional humano
*Povos trabalhando em sistema cooperativo
*Invençao da ceramica

Essas transformaçoes ficaram conhecidas para alguns como Revoluçao Neolitica e para outros foi um periodo intermediario chamado Mesolitico, sabe-se ao certo que durou cerca de 10000 anos e antecede o periodo neolitico.



NEOLITICO- Apos as mudanças da revoluçao neolitica o periodo neolitico começou com um clima bom e de facil adaptaçao humana. Porem a caça, a pesca e a coleta se tornaram cada vez mais incapazes de suprir a necessidades da populaçao que crescia constantemente.
A necessidade de produzir alimentos em grande escala fez com que a agricultura e a domesticaçao de animais se desenvolvessem e se tornassem fundamentais para poderem manter todos alimentados.
Mas nao tem como sabercomo vai ser a colheita e com isso muitas vezes sobravam alimentos que para nao estragarem eram trocados com tribos vizinhas em troca do que lhes faltava.
Conforme o tempo algumas pessoas foram se destacando tornando-se lideres e criando um Estado, e cabia a esse Estado saber com quem e pelo que os excedentes seriam trocados.
Com todas essas vantagens o homem deixou de ser nomade para se tornar sedentario e assim teve tempo para desenvolver outras atividades como o artesanato e a vida religiosa.
No artesanato, criaram vasos e objetos de ceramica alem de fabricarem roupas e acessorios para diversas funçoes.
Ja na vida religiosa criaram imensos monumentos para homenagear seus deuses que eram considerados os donos do mundo e de tudo o que acontecia na natureza e tambem construiram imensas construçoes e tumulos para homenagear seus mortos.
Aqui termina o que chamamos de Idade da Pedra, a seguir vemos a Idade dos Metais que se inicia com a invençao da tecnica de fundiçao entre o periodo neolitico e o primeiro periodo da Idade dos Metais a Idade do Cobre.

 

 IDADE DOS METAIS

A Idade dos Metais vai da invenaço da tecnica de fundiaçao ate a invençao da escrita. Esse periodo é dividido em I. do Cobre, I. do Bronze e I. do Ferro.

IDADE DO COBRE-Assistimos no final do periodo neolitico, um grande dsenvolvimento cultural, social e tecnologico, no Calcolitico nao é diferente.
 O mundo esta agora fragmentado, em sentido de cultura, cada lugar com seus habitos, costumes e deuses.
No sentido social agora ha uma verdadeira teia de classes sociais, e diversos tipos de trabalho.
No sentido tecnologico as inovaçoes foram:

*Animais como traçao e transporte
*Roda
*METALURGIA- utilizando a tecnica de fundiçao para manipulaçao e uniao de metais, gerando uma revoluçao nas ferramentas e nas armas de guerra.

Com todo esse desenvolvimento as aldeias viram povoados e esses mesmos evoluiram para reinos.
Os maiores conquistaram os menores assim travando uma grande quantidade de guerras acompanhadas do desenvolvimento e da riqueza.

 IDADE DO BRONZEEsse periodo foi marcado pelo desenvolvimento do bronze, que é a mistura do cobre e do estanho
O bronze foi utilizado em todo o mundo porem em datas diferentes veja:

 


*Na Asia Central começou a ser usado em 2000 a.c
*Na China na Dinastia Shang
*No mar Egeu estabeleceu um grande e forte comercio que desenvolveu a navegaçao e fez nascer novos imperios como o minoico que mais tarde foi substituido pelo micenico.


Data-se desse periodo o ritual de queimar os mortos, e tambem o crescimento do comercio princimpalmente de joias e armas.


IDADE DO FERRO- Nesse periodo o bronze começou a ser substituido pelo ferro, que era mais resistente porem de mais dificil de achalo, extrai-lo e forjalo a altas temperaturas.
A cultura do ferro começou a se desenvolver quando o imperio romano  começou a tomar a Europa Celta que dominava essa tecnica.
Isso fez com que ela se expandisse a ponto de ser usada em todo o mundo graduativamente.
Esses fatos marcaram o fim da Pre- Historia. O homem agora civilizado tem agora o poder de colocar seus pensamentos a pratica e guardalos para os descendentes ja que data-se dessa epoca a invençao da escrita pelos mesopotamicos e Egipcios.